O Que a Presidenta pode Esperar?
Agosto está chegando ao fim, e setembro promete ser o mês decisivo para o atual Governo Dilma, devido os desdobramentos da Operação Lava jato, Julgamento das Contas presidenciais pelo TCU e Pelo Julgamento das contas da campanha presidencial que está ocorrendo no TSE.
Abordaremos primeiro o Julgamento pelo TSE, A maioria dos ministros do TSE votou, na noite da última terça-feira (25), favoravelmente ao prosseguimento da Ação de Investigação de Mandato Eletivo (AIME) 761, proposta pela Coligação Muda Brasil –contra a Coligação Com a Força do Povo, da candidata Dilma Rousseff, além do vice-presidente Michel Temer e do próprio Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Infelizmente, Após o voto-vista do ministro Luiz Fux pelo prosseguimento da ação, propondo a concentração em um só processo de todas as ações em trâmite na Corte com o mesmo objetivo, a ministra Luciana Lóssio pediu vista dos autos, ou seja, o processo ficará parado até que ela resolva devolvê-lo., É bom lembrar que a Ministra foi indicada para o TSE pela atual Presidenta, e provavelmente, fará de tudo para retardar este processo.
Porém como cidadão e indignando com essa situação criei uma petição no site Avaaz.org, para pressionar a Ministra para que o processo de julgamento retorne ao TSE. Você também pode colaborar para pressionar a Ministra, é só clicar aqui e assinar a petição e também compartilhar com seus contatos nas redes sociais.
Já O Tribunal de Contas da União – TCU, concedeu mais 15 dias de prazo para que o governo federal faça sua defesa em virtude das “Pedaladas” praticadas. Segundo o Portal G1, o prazo inicia no dia 22/08 e consequentemente termina no domingo dia 06/09 e como dia 07/09 é feriado nacional creio que a data final será dia 08/09, para mais detalhes leia sobre esta matéria no Portal G1.
Segundo uma reportagem da Revista Eletrônica Consultor Jurídico, dia 28/09 O Ministro do TCU Bruno Dantas afirma que: “O Tribunal de Contas da União é responsável por cuidar das contas nacionais, mas, sobretudo, assim como o Supremo Tribunal Federal é o guardião da Constituição, o Tribunal de Contas da União é o guardião da Lei de Responsabilidade Fiscal”. Veja na íntegra matéria completa.
Segundo uma reportagem do Jornal nacional nesta semana, já faz 529 dias que a operação lava jato começou, e até agora, já houve 18 fases, onde 132 investigados já viraram réus. A maioria deles envolvida com desvio de dinheiro público, principalmente da Petrobras.
Porém esta semana que inicia, novos fatos deverão vir a tona, como por exemplo, o Fernando Baiano está negociando sua delação premiada e pode entregar figuras de peso da cúpula do PMDB e ainda o desdobramento do caso da Senadora Gleisi Hoffmann na Operação Lava Jato.
Conclusão:
Muitos fatos irão aparecer no decorrer desta semana que inicia referente ao TSE, TCU e a Operação Lava jatos, ficaremos atentos aos novos desdobramentos.
Existe Esperança de que a Justiça seja feita, os Ministros do TSE votaram a favor (Placar de 5 X 2) de prosseguir com a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) 761 contra a presidente da República reeleita, Dilma Rousseff, seu vice, Michel Temer, e a coligação Com a Força do Povo.
Veja a matéria completa publicado no Site do TSE, Click aqui!